domingo, 6 de novembro de 2011

Profissão

Por João Paulo da Silva

- O que o filhinho do papai vai ser quando crescer?

Praticamente todas as crianças escutaram ou escutam essa pergunta de seus pais. O problema é que não se trata de uma mera pergunta. É um pacote completo. Já vem até com a respo
sta. Parece haver uma vontade tácita em alguns pais de se verem realizados nos próprios filhos. Desejam que seus filhos tenham a vida profissional que eles não tiveram. E nisso consiste parte de nossas frustrações.

- O meu filho vai ser médico.
- O meu, advogado.
- E o meu será dentista.

Mesmo quando se tem a melhor das intenções, há sempre o risco de ceifar pela raiz os sonhos de uma criança. Meus pais sempre me disseram que eu tinha de passar por uma universidade, estudar para ser gente e coisa e tal. Queriam, na verdade, que eu fosse alguma coisa que pudesse ser chamada de “doutor”. De qualquer forma, quando eu era criança, eles me fizeram a famosa pergunta:
- O que meu filho vai ser quando crescer?

Aos seis anos, eu já tinha a resposta na ponta da língua.
- Quero ser motorista de caminhão de lixo!

Meus pais quase tiveram um troço. E fizeram de tudo para que meu sonho não se realizasse. Um crime. Hoje sou jornalista. Mas, vez por outra, me flagro pensando com uma pontinha de remorso: para onde poderia ter ido a minha vida?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem João agora vc é pai saberá responder a sua própia pergunta ou quem sabe seu filho João Gabriel a responderá um dia.
Acaba de nascer uma luz; Uma luz de novos planos De novos momentos. Essa luz está cheia de encantos, Cheio de magias, Cheio de vida. Está luz é o fruto de dois corações, É o mais novo ser do mundo Um ser lindo Tão pequeno... Anjinho... Que veio para ensinar o que é amor. Anjinho Que veio para amar e ser amado. Anjinho cheio de glória Cheio de Benção. A partir de agora esse Anjinho vai aprender como saber viver no amor Aprender os passos para chegar até a Felicidade. Seja bem vinda essa luz que acaba de nascer. E aos guardiões dessa luz Eu desejo... "Parabéns por este presente de Deus, seu herdeiro !!!
Angelyca