sábado, 22 de setembro de 2007

Lula-lá, os quarenta ladrões, Renan e as malufadas

Por João Paulo da Silva

"Lula malufou!”. A frase foi dita pelo Maluf numa entrevista no início do ano. Isso mesmo! Estou citando Paulo Maluf. Nunca pensei que um dia eu teria de citar um dos maiores símbolos da corrupção deste país. Isso não é um bom sinal. De fato, as coisas não vão nada bem. Mas o que me interessa mesmo em Maluf é apenas o seu neologismo.

A sujeirada que tomou conta dos noticiários nesses meses que passaram me fez chegar à conclusão de que o verbo mais conjugado no Senado, na Câmara e no Planalto é o verbo “malufar”. Nunca na história desse país – já ouvi esta frase antes – malufou-se tanto como hoje sob o comando de Lula. Malufou-se com o mensalão, com os sanguessugas, com os gabirus etc, etc, etc... Mas talvez as mais emblemáticas malufadas tenham ocorrido nos últimos dias.

No final de agosto passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu processo criminal contra os 40 acusados no escândalo que abalou o primeiro mandato de Lula. Entre os mensaleiros, estão também algumas figurinhas carimbadas do PT, como Zé Dirceu, Delúbio Soares e José Genoíno. O leitor provavelmente deve estar pensando: “Tá vendo! Eu não disse. Agora todos serão condenados”. Não se iluda, caro leitor. O STF nunca condenou ninguém. Até mesmo o Collor escapou por “falta de provas”. Se o Congresso é marcado pela impunidade e corrupção, o Poder Judiciário não poderia deixar de dançar conforme a música. Os ministros que compõem o STF são diretamente indicados pelo presidente. Dos atuais 11 ministros que atuam no Supremo, 7 foram indicados por Lula. Dois outros foram indicações de FHC, um foi apadrinhado por Collor e o mais antigo por Sarney. O circo dos horrores armado com o julgamento dos mensaleiros é uma espécie de bóia salva-vidas para as instituições da democracia dos ricos, uma tentativa de “moralizar” as coisas. No entanto, nada garante que no final haverá justiça. Não há prazo para o fim dos processos, os crimes podem prescrever e o mais presumível é que ninguém seja degolado. Sem falar, claro, que o chefe da quadrilha e os corruptores por trás de tudo seguem preservados. Os bancos, as empreiteiras e Lula não foram processados. Enfim, Ali Babá não entrou na roda.
------
Eu não ficarei surpreso se na próxima atualização da lista telefônica encontrar o número do Senado como a mais nova pizzaria do momento. Senado’s pizzas: a maior casa de pizzas do país. Entregamos em todo o território nacional e também em paraísos ficais.

- Alô? É do Senado’s pizzas?
- É sim, senhor. Pode fazer seu pedido.
- Qual é a boa de hoje?
- Olha, nós temos um vasto cardápio. PT ao catupiry, PP calabresa, PCdoB Margherita, PMDB mussarela, DEM Alcachofra, PSDB gorgonzola. Mas a mais pedida do momento é Renan quatro queijos.
- Hum... E as bordas são recheadas?
- São sim, senhor.
- Com o quê?
- Paulo Maluf.
A absolvição do Renan teve ao menos utilidade pública. Serviu para provar de uma vez por todas a falência das instituições burguesas e a liderança do Brasil nas pesquisas sobre clonagem. Afinal de contas, eles são todos Renans.
A verdade é que Renan não foi cassado porque é um dedo-duro. Quando as denúncias começaram a fechar o cerco, ele ameaçou revelar a sujeira de seus comparsas. Disse que se fosse cassado espirraria lama pra todos os lados. Durante a escandalosa e patética sessão escondida, os senadores trocaram ameaças, negociaram votos e acertaram favores. Tudo para preservar suas próprias cabeças e falcatruas. Conseguiram.

Lula e o PT foram os grandes pizzaiolos. Se Renan fosse degolado, o governo abriria uma crise com o PMDB que poderia prejudicar a aprovação das reformas neoliberais no Congresso. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) resumiu bem a sessão mafiosa: “Crime tributário não é causa para quebra de decoro. Amanhã, isso pode ser usado contra os senhores, porque muitos aqui têm muitos problemas fiscais”. Enquanto isso, a polícia prende e espanca os desempregados deste país que roubam para matar a fome. Tiro outra conclusão: a justiça burguesa não é cega. Ela tem olhos e nariz de classe. De fato, nunca se malufou tanto na história do Brasil.
------
ERRATA
Sempre que falarem em CPI, não se deve ler Comissão Parlamentar de Inquérito. Leia-se Comissão da Pizza Institucional.

5 comentários:

André Luis disse...

Muito bom João!
A parte das pizzas principalmente!
Vc tá cada vez melhor cara, concordo com Natália, vc deveria escrever mais sobre a crítica política mesmo. Dialogam melhor com a nossa realidade.

Fico orgulhoso por ti!
André Luis

Alecy disse...

LEGAL!!!
Infelizmente os sites e jornais do Brasil sempre em 1ª mão as noticias sobre a politica Brasileira...
infelizmente não é mentira é a realidade do Brasil atual.

Natália disse...

Rir com vc é muito bom, mas gosto mesmo é de sentir tua criticidade, teu teor satírico e ousado. Já te falei isso pessoalmente, mas como vc não me deixa em paz, tive que vir até aki né...tu é Zé mesmo!

Falando sério, vc tá escrevendo cada vez melhor! Xeru!

Artur Finizola disse...

Oi, meu nome é Artur, sou do aiegua.com.br e queria te fazer um convite:

Não sei se você está sabendo da Bienal que vai rolar na UFAL, pois bem, o SESC estará com um estande na bienal e focará a produção literária independente, onde vai ter sarau e bate-papo (ministrado por mim e pelo Tainan Costa) sobre a produção em alagoas, utilização dos blogs como vitrine para os poetas alagoanos e outros pontos.

Acho que é uma oportunidade legal para bater papo e acho que sua presença poderia nos ajudar a enriquecer esta conversa toda.

Preciso saber se é de seu interesse e preciso também de um contato telefônico teu para formalizar o convite.

Também precisamos de contatos de escritores independentes que você conheça e que possa bater papo conosco lá.

Meu e-mail é artur@aiegua.com.br, espero um contato teu. Obrigado.

BINHO disse...

AÊ PROFESSOR BOTOU MORAL Q O SENHOR É JOVEM...KKKKK.....SERIO AGORA GOSTEI VHEIN DESSA CRONICA, MUITO BOA...BOA MERMU DEVE SER A PIZZA RENAN 4 QUEIJOS...MUITO MASSA ISSO MOSTRA A SITUAÇÃO DO NOSSO PAIS DOS LADRÕES..Q NOS TEMOS Q ESTAUM VESTIDOS DE PALITO E GRAVADA ROUBANDO NOSSO DINHERO...
VLW PROFESSOR GOSTEI MUITO DESSA CRONICA A CADA DIA MAIS O SENHOR VEM CRESCENDO EM SUA VIDA...BOA SORTE AI NA SUA NOVA CARREIRINHA DE ESCRITOR(JOÃO PAULO VERISSIMO)..
I QUINTA TOU LA NA BIENAL VIU MORAL..PRA VER VC LA ...FLW PROFESSOR ATE A PROXIMA...