domingo, 9 de fevereiro de 2014

Paciência

Por João Paulo da Silva

Na porta do banheiro, o pai tenta convencer o filho de dois anos a tomar banho.

- Vamos, filho. Hora de ir pro chuveiro.
- Não, papai. Não quero.
- Mas tem que ir, filho.
- Por quê?
- Porque você está sujo.
- Por quê?
- Porque está suado.
- Por quê?
- Porque você estava correndo, brincando na rua...
- Por quê?
- Ai, meu Deus... Filho, vai pro chuveiro.
- Não, papai. Quero o meu baldinho. Cadê o meu baldinho?
- Que baldinho? Que história é essa de baldinho?
- O meu baldinho, papai. De encher de água.
- Ah, filho, tá no quarto. Depois o papai pega. Entre no chuveiro.
- Não, não. Quero meu baldinho. Vai pegar, papai.
- Daqui a pouco eu pego. Agora é hora de tomar banho.
- Não... meu baldinho... Quero agora.
- Vamos fazer assim. Você entra no chuveiro que eu vou buscar o baldinho. Certo?
- Não, papai. Cadê o baldinho? Pega ele.
- Meu filho, o papai já disse que vai buscar. Não pode ser tudo do jeito que você quer.
- Por quê?
- Porque tem hora pra tudo. E agora é hora de tomar banho.
- Por quê?
- Ah, não. Vai começar tudo de novo?! Chega. Entre no chuveiro.
- Espera. E o meu baldinho, papai?
- Já disse que vou pegar depois que você entrar no chuveiro. Tenha paciência.
- Papai, o que é paciência?
- Paciência é o que você não tem.
- Pai, o que é paciência?
- Ai, meu Deus do céu... Mais tarde eu explico, filho.
- Não, pai, não. O que é paciência?
- Hunf... Olhe, paciência é ter calma, fazer as coisas devagar, na hora certa, sem pressa. Entendeu?
- Sim, papai.
- Ótimo. Então agora entre logo no chuveiro.
- Calma, papai. Tenha paciência. 

Um comentário:

Micaela disse...

grande Bielzinho!

cada dia mais esperto e perspicaz. esse menino vai longe!

beijos para os dois!